quinta-feira, 10 de abril de 2008

O Desporto Está de Luto!




MORREU ATROPELADO À FRENTE DOS ATLETAS QUE TREINAVA

"O treinador de pólo aquático da equipa do clube de natação FOCA, de Felgueiras, Pedro Guilherme, morreu, ao ser atropelado quando estava a mudar um pneu na berma da auto-estrada A3. O acidente verificou-se, anteontem, pelas 23 horas, junto ao nó que liga a a A3 à A42, na Maia, e das antigas portagens de Ermesinde, e foi testemunhado por sete atletas que a vítima orientava. Dois deles tiveram de receber tratamento hospitalar. Pedro Guilherme tinha 30 anos. Vai hoje a enterrar pelas 18 horas na freguesia de Figueiró (Santiago), Amarante, de onde era natural.O treinador, que também era árbitro nacional de pólo aquático, regressava a Felgueiras, onde morava, após um jogo do campeonato regional realizado pelo Clube Desportivo Universitário do Porto (CDUP). Na altura em que mudava o pneu da carrinha que conduzia e que servia para transportar atletas, foi colhido por um automóvel conduzido por uma mulher, em circunstâncias ainda por esclarecer. O INEM terá efectuado inúmeras tentativas de reanimação durante cerca de 30 minutos. Transportado para o Hospital de S. João, no Porto, Pedro Guilherme acabou por não resistir aos múltiplos ferimentos. Ontem, no FOCA, clube com instalações adstritas às piscinas municipais mas independente da Autarquia, o jovem treinador era retratado como "reservado" e "uma figura muito querida, principalmente pelos atletas, que o vinham como uma referência". "Era muito profissional. Interessava-se muito pelos jovens, auscultava-os e imprimia-lhes auto-disciplina sem ser autoritário, antes persuasivo", referiu, ao JN, Manuel Azevedo, presidente da colectividade."O clube está chocado com o que aconteceu. Os miúdos choram. Não querem acreditar no sucedido. O Pedro era um homem muito bom, pessoal e profissionalmente. Vivia isto há 14 anos, desde os seus 16 anos", acrescentou."É costume dizer-se bem das pessoas quando elas morrem, mas no caso do Pedro estou a ser muito sincero era excepcional, combativo, corajoso, abnegado. Mesmo trabalhando a tempo parcial, dedicava todos os seus tempos livres a esta causa. No momento mais crítico deste clube, recentemente vivido, colaborou na continuação da colectividade. Neste momento, temos 57 atletas, e ele tinha um projecto de remodelação das equipas, no seu todo. Era uma mais-valia, agora difícil de substituir", afirmou Gonçalo Magalhães, vice-presidente do clube.João Garção, vereador e vice-presidente da Câmara, deslocou-se, ontem, no final da tarde, às piscinas para prestar a sua solidariedade aos atletas da colectividade, que suspendeu todas as suas actividades até à hora do funeral"

José Carlos Pereira

in "jornal de notícias" - edição de 10 de Abril


Técnico do FOCA morreu atropelado

"O treinador do FOCA, Pedro Guilherme (30 anos), faleceu anteontem, quando, no regresso do jogo frente ao CDUP/Liberty, foi vítima de um brutal atropelamento. Guilherme estava a mudar um pneu da carrinha que transportava a equipa e que havia furado, sendo colhido mortalmente. Esta é a segunda morte de um técnico do Felgueiras em seis anos, depois de Carlos Meinedo ter sucumbido à doença no ano de 2002."

in jornal "o jogo" - edição de 10 de Abril

É confuso ver raízes promissoras de futuro partirem na noite escura...

O UDV lamenta profundamente a partida precoce de Pedro Guilherme, dirigindo ao FOCA, família e amigos as mais profundas condolências.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será possível fazer-se resenha do capítulo do UDV no livro "S. Jorge de Várzea-História e Devoção", que parece estar esgotado?