terça-feira, 1 de abril de 2008

Daniela Cunha no Mundial de Corta-Mato


Decorreu no dia 30 de Março, a 36ª edição do Campeonato do Mundo de Corta-mato no qual o país se fez representar por uma comitiva que integrava 18 atletas com participação efectiva.
A primeira atleta a entrar em competição foi a atleta do União Desportiva de Várzea: Daniela Cunha, a júnior portuguesa que terminou o percurso destinado a este escalão no tempo de 21,58m, obtendo a 45ª posição na tabela classificativa, tendo sido a 10ª atleta europeia.
Ainda no escalão de juniores, no que concerne aos atletas masculinos da Selecção Nacional, Bruno Albuquerque da Casa do Povo de Mangualde foi o primeiro português a cortar a meta terminando na 53ª posição com o tempo de 25,04minutos. Paulo Pinheiro, que completou o percurso no tempo de 25,40minutos foi o 79º atleta da tabela classificativa sendo o segundo atleta luso a terminar a competição. Para completar a participação dos juniores portugueses Jorge Santa-cruz do Futebol Clube do Porto terminou a competição na 104ª posição com o tempo de 22,38minutos.No que diz respeito à prova destinada a seniores femininos e, após a desistência da atleta Jessica Augusto do Maratona Clube de Portugal devido a uma lesão no joelho que a impossibilitou de terminar a corrida, Inês Monteiro foi a primeira atleta lusa a cortar a meta, terminando o percurso no tempo de 27,12minutos na 34ª posição, seguida pela atleta Leonor Carneiro que terminou na 37ª posição com o tempo de 27,14minutos.As atletas Mónica Rosa e Sara Moreira finalizaram a prova nas 44ª e 50ª posições com o tempo de 27,32minutos e 27,50minutos, respectivamente. Dulce Felix vinha a terminar a prova na 72ª posição, completando o percurso no tempo de 28,50minutos.A derradeira prova deste Campeonato do Mundo estava destinada aos seniores masculinos, prova essa na qual alinharam à partida 8 atletas lusos. Na prova que sagrou Campeão do Mundo Kenenisa Bekele, Licínio Pimentel (71º) e Manuel Damião (76º) foram os primeiros portugueses a cortar a meta, seguidos por Paulo Gomes (91º), José Rocha (100º), Hermano Ferreira (105º), José Ramos (117º) e a completar a participação da Selecção Nacional em mais uma edição do Campeonato do Mundo de corta-mato, José Maduro terminou a prova na 154ªposição. O atleta Ricardo Ribas acabou por desistir.Em termos colectivos, a equipa sénior feminina classificou-se na 8ª posição e, a equipa masculina concluiu no 12ºlugar.

Sem comentários: