segunda-feira, 3 de março de 2008

União Desportiva de Várzea Campeão Nacional de Juniores Femininos



Já se esgotaram os adjectivos para descrever a carreira do União Desportiva de Várzea.
Ainda no passado Domingo, uma vez mais, os atletas juniores deram uma lição de humildade, talento, união e persistência ao lograrem para este clube o título de Campeão Nacional que o U. D. Várzea conseguiu na categoria de juniores femininos.
De salientar que este foi o primeiro título de Campeão Nacional que o U. D. Várzea conseguiu na categoria Juniores Femininos, pois os diversos títulos nacionais conquistados até à actualidade, foram obtidos na categoria de juvenis femininos.
Além de brilhante prestação Colectiva, também a nível individual, Daniela Cunha não deixou os seus créditos por mãos alheias e sagrou-se Campeã Nacional de Corta Mato.
Os títulos (Individual e Colectivo) conquistados, foram dedicados à atleta que o U. D. Várzea perdeu recentemente, mas que continua bem presente na memória e coração deste clube: Sónia Catarina da Cunha Moura.
Meses de muito esforço e dedicação levaram mais longe o nome de Várzea e do Concelho de Felgueiras, colocando o seu orgulhoso, mas modesto clube de freguesia, à frente de clubes poderosos.
Quando aparece uma equipa como o U. D. Várzea que vem dar uma “frescura” ao campeonato, que vem dizer que não sendo uma equipa profissional tem qualidade e tem provado através dos resultados e das exibições que tem conseguido, esta deveria merecer por vezes uma palavra de mais visibilidade.
É realmente vergonhoso que depois de todas as conquistas que vêm sendo obtidas, alguns meios de comunicação social (nomeadamente jornais desportivos), não tenham vergonha de não dar o devido destaque a um clube que apesar de todas as dificuldades, (que de resto são bem conhecidas por todos), tem conquistado títulos importantíssimos e que tem conseguido resultados muito bons.
Creio que o U. D. Várzea merecia um pouco mais de respeito, atenção e consideração, até porque é um clube humilde, mas não “um pequeno clube”, uma caracterização no mínimo infeliz, feita recentemente, que provocou um certo descontentamento no seu seio.
Como todos sabem, este clube vem pisando continuamente dificuldades ao longo de toda a sua existência, nomeadamente: dificuldades financeira, a falta de sede própria e um espaço condigno, onde os atletas possam treinar em condições de segurança.
É com bastante esforço e sacrifício, de todos os que diariamente labutam em prol do atletismo de Várzea, que se vão superando as adversidades, ultrapassando os obstáculos, procurando assim reunir todas as condições indispensáveis, que permitam ao U. D. Várzea continuar entre o leque dos principais clubes nacionais, lutando pelos títulos de Campeão Nacional.
Apesar de todas as dificuldades que este clube atravessa, este grupo de jovens atletas, a sua equipa técnica e a direcção souberam constituir um todo coeso e fazer face a todas as adversidades.
Porém, a sustentabilidade e o futuro do atletismo de alto nível no U. D. Várzea só é possível com uma formação forte, organizada e apoiada.
A continuidade e a manutenção do atletismo de formação são, na verdade, bastante prejudicadas pela crise financeira vivida no concelho e no país e pela quase impossível tarefa de recrutar dirigentes disponíveis para ajudar, sobrevivendo com bastantes dificuldades graças ao contributo de alguns patrocinadores “amigos” do atletismo de formação e à dedicação e carolice dos seus dirigentes.
Importa por isso, neste momento consciencializar, alertar e fundamentalmente apelar aos entusiastas amante do atletismo, a imperiosa e decisiva necessidade que o U. D. Várzea tem de contar com o contributo e colaboração de todos quantos queiram, possam e saibam ajudar-nos a fazer do atletismo e deste clube, a escola de Homens, Cidadãos e Atletas que todos sonhamos e ambicionamos.

Sem comentários: