quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Historial UDV

O União Desportiva de Várzea, teve o seu inicio, quando em Abril de 1977, numa prova de atletismo realizada pelos sindicatos locais, no mercado municipal, alguém se apercebeu de que em Várzea existiam valores que, a serem aproveitados, poderiam, um dia vir a ser alguém no atletismo português. Foi então que a direcção do Várzea Futebol Clube se propôs, na altura, criar uma secção de atletismo.
Começou a equipa a competir a nível concelhio, uma vez que existiam mais clubes no concelho a praticar a modalidade. O Várzea, o Forca e o Torrados, chegam a realizar um encontro triangular de atletismo. Mas a partir daí, os clubes foram desaparecendo, até que em 1980, quase só existia o Várzea, que em 1978 se tinha desligado da secção de futebol criando assim o seu próprio clube – o “União Desportiva de Várzea”.
Esta separação dá-se devido à não concordância, por parte da secção de atletismo, da política desportiva seguida então pela direcção do Várzea Futebol Clube que, na opinião deste, favorecia mais a secção de futebol, discriminando, assim, a secção de atletismo.
O Clube foi inicialmente gerido por uma Comissão Instaladora, encabeçada pelo Sr. António José de Freitas Moura Guedes, que tudo fez para que o clube não acabasse.
Em Novembro de 1980, a Comissão Instaladora consegue formar uma direcção, que foi presidida pelo Sr. Fernando Teixeira de Carvalho, direcção essa que duraria até Dezembro, por demissão do presidente, devido a desentendimentos no seio da direcção.
Em Janeiro do ano seguinte, forma-se uma nova direcção presidida pelo Sr. António Almeida de Carvalho, que cumpre o seu mandato de um ano, até ao fim.
Segue-se em 1981 nova direcção e daí em diante, apesar de todas as dificuldades não mais parou.
No campo desportivo o União Desportiva de Várzea, começou por participar nas provas de “fim-de-semana”, que se disputavam nas localidades mais próximas. Mas a participação nas provas populares de estrada não era o objectivo que o União Desportiva de Várzea se propunha alcançar. Esse objectivo seria alcançado na época de 1982/83, passados que eram três meses da sua filiação, com a conquista do Campeonato Nacional de Corta-Mato, na categoria de Juvenis Femininos. Era essa a pedra de toque que o União Desportiva de Várzea procurava e desde então tem sido um acumular de êxitos…

O União Desportiva de Várzea, visando o alargamento da acção de intervenção, criou uma secção de ginástica aeróbica, tendo a mesma cessado em virtude de o União Desportiva de Várzea ter sido despejado das antigas instalações e se encontrar actualmente sem qualquer tipo de instalações.

O União Desportiva de Várzea, tem neste momento cerca de 40 atletas federados nos diversos escalões orientados por dois técnicos, um médico e um massagista.

Sem comentários: