terça-feira, 15 de janeiro de 2008

União Desportiva de Várzea – A Exposição



A União Desportiva de Várzea, já provou que não é nenhuma promessa, mas sim uma certeza no atletismo português. Tem demonstrado possuir um conjunto cada vez mais consistente e bem organizado. É hoje uma referência de seriedade e formação de jovens atletas ao mais alto nível e disso muito me orgulho.
Mais que alguma vitória alcançada, mais que algum sucesso representado, esta colectividade representa a vida de muitos.
Nasceu com o intuito de fazer parte das nossas vidas, com o objectivo de entrar pelo nosso coração, nele permanecer e nunca mais sair
Muitos foram aqueles que até à actualidade passaram pela direcção da União Desportiva de Várzea, dando muito de si e prejudicando não raras vezes a sua vida pessoal e até profissional. Tudo suportaram por carolice, por gosto, muito gosto, com o propósito de que o nome da UDV chegasse cada vez mais longe.
Se dúvidas haviam quanto à concretização de tal propósito, foram certamente deixadas de parte, com a exposição que a UDV levou a cabo, dando a conhecer a todos quantos quiseram visitar o seu vasto espólio de troféus e memórias.
Foram bem visíveis as reacções de espanto, incredulidade e admiração, que tal exposição surtiu em todos os visitantes sem excepção!
Maior é o espanto, se pararmos para reflectir nos caminhos sinuosos que a UDV vem trilhando. Ao longo de toda a sua existência, lutou contra diversas adversidades aos mais diversos níveis, nomeadamente a falta de um espaço próprio, a ambição da concretização de uma pista, que possa oferecer condições de segurança aos atletas e permita o aperfeiçoamento de disciplinas técnicas, pista esta, que já está projectada há mais de vinte anos! Não esquecendo é claro a falta de apoios, com a qual, infelizmente se deparam todos os clubes amadores.
Muitos foram os que comentaram: “Tinha ideia que deviam haver muitos troféus, mas nunca pensei que fossem tantos”.
Infelizmente nos dias que correm, o trabalho desenvolvido pelas instituições desportivas e ou sociais, sem qualquer tipo de fins lucrativos, passa completamente despercebido à comunidade.
A nossa sociedade é cada vez mais individualista e materialista, começa a não haver sequer lugar para pensar que existem pessoas que se mobilizam em função de outros valores que não os materiais. Vivemos numa sociedade mesquinha, cada vez mais competitiva e desprovida de valores, onde parece querer imperar a lei do “quero, posso e mando!” e consequentemente assistimos à falência do associativismo. Existem duas alternativas:
- a primeira assenta no tratamento “terapêutico” da comunidade, fazendo-a reflectir sobre as suas atitudes e pensamentos, levando-a a recuperar os seus valores e a ter uma atitude prática e consentânea com tais valores;
- a segunda assenta em “alimentar” o individualismo e materialismo crescente na nossa sociedade.
Apesar de ser indiscutivelmente mais fácil e aliciante enveredar pela segunda alternativa, estou confiante que continuaremos a ver pessoas dispostas a remar contra a maré, desde que todos ajudem a remar.
Tive oportunidade de ler na última edição do “Jornal da Lixa” um artigo de opinião alusivo à exposição do UDV, intitulado: “Bonito!”, o qual, utilizando a expressão do autor, confesso ter provocado em mim um “sentimento de arrepio”! Embora a realização da exposição, não tivesse como propósito obter qualquer tipo de reconhecimento público, devo confessar que certamente todos aqueles que gostam da UDV, ficaram sensibilizados com a beleza de tal gesto.
Na certeza de que tal artigo não foi elaborado com a intenção de qualquer agradecimento público, gostaria ainda assim de prestar ao autor, uma palavra de agradecimento, em nome da UDV, pelo belo reconhecimento prestado.
É difícil prever o futuro, devido às dificuldades que a UDV atravessa, no entanto, estou convicta, de que estas serão ultrapassadas com equilibro, seriedade, humildade, coesão e o apoio desinteressado de todos os felgueirenses, que continuam a respeitar aquele que é um dos maiores símbolos da sua terra!


Esforço, Dedicação, Devoção e Glória – Eis o União Desportiva de Várzea!

Sem comentários: